08 fevereiro, 2010

Cão Mix de Fevereiro


E já passou mais um mês que passou, ou usando o "alpiarçolho", mais um mês
galdido.

Comecemos por falar de uma espécie, as aves de arribação. E pergunta o leitor: o que é uma ave de arribação? Ora bem, pelo que sei aplica-se a expressão a mulheres que são muito dadas a saltar (arribar) de macho em macho dentro da mesma espécie. Mais palavras para quê? Tirem as vossas conclusões...

Falemos agora da origem do nome de Alpiarça. Como todos já sabem, o nome foi dado pelos Árabes, que em tempos habitaram esta zona. Mas porquê Alpiarça e não Alhalhulha? Reza a história que havia um príncipe chamado Alpi que por cá morava e que um dia estava à pesca. Parece que o peixe ferrou e a cana começou "a picar". Foi então que o seu nobre servo lhe disse: "Alpi! Arça!". Para os que não apanharam, arça significaria qualquer coisa como puxa, levanta, etc... (só entre nós, que ninguém nos ouve: mas que raio de m$#rd& de história é esta que inventaram??????").

Vamos agora a 3 adivinhas rápidas:
- como é que se chama ao membro mais novo de uma família? Em muitas terras é o benjamim, por exemplo. Por aqui podemos sempre carinhosamente chamar... caga-no-ninho... (aviso o leitor que isto hoje só vai piorar).

- O que chamar a uma pessoa muito gorda? Pode optar por uma de duas: "pareces o Zé Santa Camarão" ou "pareces o Porco da Lata da Banha". (continuamos carinhosos...)

- O que chamar a alguém que vai muito carregado (exemplo, com 3 ou 4 malas)? "Pareces o Preto da Casa Africana".


E bom, ficamos por aqui neste mix. Se sentir o seu cérebro ingrazelado no fim de ler este post, não se preocupe, é perfeitamente normal.

1 comentário:

Cão Malinoso disse...

Olá a todos,

Gostaria de deixar uma observação pertinente de uma leitora nossa, relativamente à expressão "Preto da Casa Africana".

Passo a citar:
«Só para fazer um pequeno "ajuste": O "preto da casa africana" não é expressão de Alpiarça. Esta expressão e o respectivo desenho são de um anúncio da Casa Africana que era uma loja em Lisboa - 1ª metade do séc. XX e até aos anos 60 e que foi morrendo com a abertura dos "grandes" Centros Comerciais(que não eram tão grandes assim). E se não me falha a memória havia mesmo, à porta da Casa Africana um paquete fardadinho - preto - que ajudava as senhoras que iam iam às compras a transportar os embrulhos. Havia cartazes de anúncio com o desenho e penso que nos anúncios, no inicio dos filmes no cinema, também havia anúncio da Casa Africana. O desenho ainda se pode ver no Google.
(...)Parecer o preto da casa africana porque se vai ajoujado de tralha é uma expressão que existe desde pelo menos a década de 50, mas não só em Alpiarça. Eu não sou de Alpiarça e ouço dizer isso desde miúda (tenho 60)».

Muito obrigado Margarida!