04 abril, 2010

Cães de Abril

Ora bem, hoje não só é Páscoa, como também é dia de Cão! (os mais religiosos que me perdoem a heresia, hehehe).


Antes dos mais religiosos fugirem, começo já por deixar 5 expressões que um dos nossos leitores nos enviou (acho que algumas já por cá andavam mas nada como relembrar):
- pargas de coisas
-
inxofráire a vinha
- arrancar o
tomatar
- guardar o milho nos
assilos
-
mequé o crosse?

- CHEGA-MA praqui ó chico do fuso!!!
-
ugasse!


(obrigado pessoal!)


Partilho agora mais 3 expressões com que me deparei nos últimos tempos.

Salapismo
Aqui há dias fui ver a minha avó, fonte preciosa de expressões malinosas. Ao ver-me ao longe começou a caminhar pra mim, coxa.
-
Então vó?, disse eu.
-
Ah rpá, nim digas nada...
-
Oh oh, atão?
- Querim lá ver isto, hein? Então não é que and'aqui outra vez toda danada do joelho?
- Então mas já tomaste qualquer coisa pra isso?
- À filho, pus-lhe aqui um salapismo.

Era nesta altura que se devia ouvir a voz do
Diogo Implante:
- "Salapismo: palavra alpiarçolha que significa o mesmo que emplastro".

Agora já sabem, se quiserem dizer a alguém que está armado em emplastro, mas fazê-lo de uma forma mais discreta e rocócó, podem sempre dizer:
"ouve lá meu querido, parece que hoje tás um pouco armado em salapismo, não?"


Catrapesão
Quando vou ver a minha avó venho sempre com o bornal cheio de expressões. Esta foi outra.
Catrapesão. Quando algo é mais pesado que o normal, ou até mesmo umas gramas a mais do que isso, ora aí está o termo correcto de lhe chamar: catrapesão. "Eh homme! Isso é q'andas aí! He he, ganda catrapesão!"


Rijo que nem uma tábua de solhe
Ora vamos a mais uma expressão.
Rijo que nem uma tábua de solhe. Esta é daquelas expressões que é usada, por exemplo, pelos machos da nossa terra em rituais de saudação: "Eh rapá-homme! (enquanto se dá palmadas no costado, por baixo do sovaco) Tás rijo que nem uma tábua de solhe!".
Por mais estranho que possa parecer, apesar de se comparar alguém a uma tábua de madeira, isto é um cumprimento elogioso e amigável. Alpiarça 1 - Resto do Mundo 0. Como remate final, o nome da madeira é solho e não solhe. Alpiarça 1 - Resto do Mundo 0.


Bom, deixo-vos com esta alcunha que ainda não constava do nosso cardápio:
Cabeça de Açafáte!


Boa Páscoa!!!

____
ps. juntem-se à nossa página no Facebook e contribuam com alcunhas, expressões, ideias, comentários, etc...
http://www.facebook.com/pages/Cao-Malinoso/297578908836

2 comentários:

Zen disse...

Sobre o alpiarçolho "salapismo", penso que a palavra correcta é sinapismo = "Tópico ou revulsivo (medicamento) feito com uma cataplasma em que a mostarda é a base principal."
(Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

Cão Malinoso disse...

Realmente nós somos mestres a "indrominar" as palavras... :))))

Obrigado!