07 dezembro, 2009

Dia de Feira, Dia de Cão

Conforme prometido, o Cão foi à feira buscar mais material... Para além disso ainda recebemos umas coisas dos leitores (obrigado!).

Ora vamos lá ao que interessa!

.
Balhana
Uma balhana, como nos disse um leitor, é uma coisa sem jeito (tipo a forma como o Sporting está a jogar esta época, estão a ver?)

.
Tarilho
Diz-se de uma pessoa que não tem juízo nenhum.
Exemplo: Ah cxopa, então mas tu vês q'ele na têm tarilho nenhum naquela cabeça?

.
Ganáu
Vamos ver como anda o ganáu?
Esta pode ser uma conversa típica entre 2 machos ribatejanos onde um pergunta se o outro quer ir ver como estão as gajas...

.
Carédo
No resto do País as pessoas dizem muitas vezes a expressão "Credo!". Em Alpiarça, como não podia deixar de ser, dizemos "Carédo!"

.
Rechega
Dar/levar uma rechega significa o mesmo que dar/levar porrada.
Exemplo típico de uma mãe para um filho: "ah meu ganda filho dum cabrão, levas uma valente rechega que vais ver!"

.
Molhadura
É muitas vezes empregue pra designar a pinga (não importa branco ou tinto, importa é cheio) que acompanha o petisco. Também é uma abreviatura da expressão "meia-dura".

.
Cabeça Artilhada
Há quem artilhe as motas e os carros pra coisa andar mais depressa. Depois há aqueles que já nasceram com a própria cabeça artilhada... Normalmente têm pouco tarilho....

.
Isto é que é tabaco!
Não sei como nem quando surgiu, nem qual a lógica que sustenta esta expressão, mas se ouvir alguém dizer "isto é que é tabaco", por exemplo, quando está a falar de uma mota, não se assuste. A pessoa está a apenas a dizer que aquilo sim, é uma coisa de qualidade.

.
Isto é só conversas árrecuar
Dito em bom Português, seriam conversas onde, em vez de se avançar, se recuava. E efectivamente é mesmo isso que acontece! Quando se tem conversas deste género, a probabilidade de evoluir no sentido de um Macaco Rhesus torna-se assustadoramente grande...

.
Gado afiançado
Imagine o cenário: está a trocar olhares e sorrisos com uma pessoa que não conhece do sexo oposto. Ganha coragem e decide avançar para dizer um "olá". De repente um amigo agarra-lhe o braço e sussurra-lhe por detrás do palito ao canto da boca: "Oh pssst. Vai com calma Chico... Cuidado que isso já é gado afiançado...."
Para quem ainda não apanhou, significa que o gado (fantástica ternura ribatejana) já "tem dono"...

.
Parece o macho do Cara-linda
O Cara-Linda, pelo que me contaram, era um senhor que tinha um macho (o "marido" da mula, pois então). E acontece, pelo que ouvi também dizer, que esse macho andava sempre cheio de mazelas e coberto de ligaduras.
Ora, imagine o leitor que se aleija e sai à rua com umas ligaduras: é mais do que esperado que lhe arremessem com um "eh pá, então o que é que te aconteceu? Pareces o macho do Cara-Linda".

.
E, para terminar, nada como uma dose de alcunhas que nos enviaram:
- O Olhos de Vaca
- O Bão Come Merda (é o que eu digo, a eterna ternura Ribatejana...)
- O Jaquim do Leite
- O Telhocas
- O Leitinho
- O Zé do Bêco

.
Até pro Ano!

1 comentário:

Ventura disse...

pelos meus lados os «ganaus» eram os piolhos ou até os «chatos» por isso« ir ver os ganaus« era com outro sentido....percebem...eh!eh!