12 junho, 2007

Cagar o laranjeiro

Um dia destes uma velhota virou-se pra um amigo meu e contou a seguinte estória:
-"Ia eu à noite por uma rua escura quando sinto atrás de mim um carro a andar devagarinho, cheio de mânfios lá dentro. Só me lembro de pensar: é hoje que vou cagar o laranjeiro!"

Cagar o laranjeiro??? Oh meus amigos! Mas o que é isto?? Se fosse cagar a cueca eu ainda percebia, agora o laranjeiro??? De onde poderá tal coisa ter surgido? Imagino as voltas que o Camões já deu na tumba só a pensar de onde isto surgiu! Por favor, se alguém souber de onde isto surgiu, dirija-se o mais rapidamente possível ao email!

Existe uma outra expressão em Alpiarça que pode ser muito bem uma derivação desta última: o "cáaagó!" (pus 2 acentos porque se lê assim). Presumo que significará "cága-o" (talvez o laranjeiro), daí a relação...
É uma expressão que pode ser utilizada quando se quer responder Não de uma forma que não deixe margem para dúvidas.

Vou dar um exemplo pra ilustrar melhor a coisa. Imaginem esta situação entre dois amigos, o Zé e o Xquim:
- Ouve lá pá, não me queres emprestar 20 Euros?
Xquim - Cáaago!

Isto realmente não se aprende nada...

Sem comentários: