18 julho, 2007

Anda cá canina!

Ora finalmente a revelação da expressão que dá nome ao blog: "anda cá canina..."!

Desde muito novo que me recordo de entrar nas tascas pra comprar pastilhas gorila e de ouvir, sempre que passava uma gaja com tudo no sítio, esta bela expressão:
- "Ohooh!! Anda cá canina que eu não te aleijo!" (ou, em bom alpiarçolho, anda cá canina kê nã t'alêjo!), piropo que era invariavelmente arremessado por gajos com aspecto de trolhas e quase, quase sempre, com o belo do palitinho no canto da boca.

Sempre que ouvia a expressão ficava na expectativa: "qual será a reacção dela? será que virá? será que não? Mas ele disse que não a aleijava e tudo! Olha, foi-se embora..."

Bem, havia algo que certamente estaria mal. Não era certamente o ar de trolha e o palito ao canto da boca. Tinha que ser na expressão. Tentei várias vezes. Punha um bigode postiço, bebia três ou quatro copos de tinto até ficar rosadinho e, com os lábios pretos da vinhaça, arrancava direito a elas, de cabelos do peito à mostra e palito ao canto da boca, como um típico macho ribatejano.

Chegava ao pé delas e, com o bafo a vinho tinto, sussurrava-lhes ao ouvido: "anda cá canina kê nã t'alêjo!"

As respostas diferiam, oscilando entre o par de estalos e o "seu porco de merda"!

Até que um dia uma amiga minha me contou que, pra ela, o problema estava no "nã t'alêjo", pois não era coerente com a imagem do macho de bigode farfalhudo a cheirar a vinho tinto.
Era como usar uma tatuagem a dizer "Angola 1969" com um top cor-de-rosa, ou trabalhar nas obras e usar fio dental, percebem?
Disse que se fosse "anda cá canina q' hoje é à bruta", ainda vá que não vá. Agora o "nã t'alêjo" era demasiado abichanado para um macho que se queria afirmar como tal.

Assim, meus amigos, o conselho é o seguinte:
- caso se "mascarem" de machos, sejam consistentes e não se ponham com essas bichanices do "nã t'alêjo"!
Ou se é um macho ribatejano ou não é, pá!!!

E já agora era mais um copo de tinto e um pires de caracóis oh faxavôr!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

correcção "na t'alêjo"

Cão Malinoso disse...

É verdade! vou já proceder às devidas alterações! :)